VISITE-A

VISITAS E USO PARA O ENSINO

Se interessou por utilizar ou visitar a maquete? 
Como parte do Programa de Mestrado, nós criamos um Material Instrucional para abordagem do assunto proposto: Transformações de Energia. Este material está baseado na Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel et al., com as contribuições de Marco Antônio Moreira. Estão previstos neste Material Instrucional, além da maquete, uso de experimentos e a estratégia de ensino Peer Instruction (Instrução pelos Colegas - IpC), muito utilizada em universidades de todo o mundo, desenvolvida pelo Prof. Eric Mazur da Universidade de Harvard, e divulgada no Brasil por professores como Ives Solano Araújo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Caso queira utilizar a maquete em sua turma, sugerimos três modos:
i) Completo: Utilizando todo o Material Instrucional desenvolvido;
ii) Intermediário: Uma visita usando nosso roteiro, preparado especialmente para alunos que terão apenas um contato com a maquete.
iii) Básico: Uma visita simples, com abordagem do conteúdo por conta do professor visitante.

Professores interessados em utilizar a maquete em suas turmas, favor entrar em contato conosco.


Dependendo do assunto que se der ênfase, é possível usar a maquete no 9º Ano do Ensino Fundamental e nos três anos do Ensino Médio, conforme destaca o vídeo acima.

2 comentários:

  1. Excelente instrumento de difusão, de forma lúdica desperta o interesse e de forma prática transmite conhecimento a respeito do assunto, diferenciando os tipos de energia e etapas envolvidas em sua produção e ciclo.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Eu parabenizo o mestrando pelo ótimo trabalho que consegue despertar o interesse no aluno e também de pessoas curiosas no assunto relacionado a alternativa energética.

    ResponderExcluir